BLACK FRIDAY: tudo o que você precisa saber para aproveitar

BLACK FRIDAY: tudo o que você precisa saber para aproveitar

Aquele celular novo, a smart TV de LED, o tênis, o eletrodoméstico ou o móvel que você está namorando, há tempos, para renovar a casa. Calma que a Black Friday vem por aí! E a última semana de novembro promete trazer oportunidades incríveis de compras. 

Neste texto vamos te explicar o que é a Black Friday, o você precisa saber para se dar bem com estas compras, as vantagens que a data traz consigo e o que é preciso ficar atento para não cair em conversa fiada e em conto do vigário. Bora?

O que é e como surgiu a Black Friday

Black Friday é coisa gringa mesmo. Surgiu lá nos Estados Unidos, ganhando popularidade a partir das décadas de 1980 e 1990 para aumentar o consumo. 

A Black Friday vem logo após uma data muito importante para os americanos: o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e é considerado o maior dia de compras nos Estados Unidos.

Mas, o termo Black Friday, antes de ser ação comercial, estava ligado às crises da bolsa de valores dos Estados Unidos. Era algo associado com coisas negativas. 

No entanto, para reverter isto, os comerciantes fizeram uma jogada de mestre e começaram a movimentar as vendas, dando fim para os produtos que estavam em estoque, oferecendo descontos que podiam chegar a 90%. Quem não queria comprar algo com um desconto desses, né?

A partir daí a ação foi crescendo e foi adotada não só nos Estados Unidos, mas em outros países pelo mundo afora.

Parece que foi ontem, mas no Brasil, a Black Friday teve início em 2010, com uma ação do site Busca Desconto. Na época,  o site colocou em sua plataforma diversas empresas oferecendo descontos nunca antes oferecidos. E aí a moda pegou. 

Produtos mais buscados na Black Friday

Em 2021, os produtos mais buscados pelos brasileiros na Black Friday não foram celulares e notebooks. Segundo o Google, os três produtos mais desejados pelos brasileiros foram roupas, relógio inteligente e lâmpada inteligente.

Já dados das consultorias eBit|Nielsen e GFK apontaram que chocolates, cosméticos, produtos para a casa e videogame subiram de posições no interesse do público.

Como economizar na Black Friday

A Black Friday é um bom momento pra você fazer compras com descontos vantajosos. Mas, como economizar de verdade nesta data? Veja algumas dicas:

1 – O que preciso comprar? A primeira coisa que você precisa ter em mente é: o que eu, realmente, preciso comprar? Comprar sem necessidade é um tiro no pé. Portanto, saiba exatamente a sua necessidade e compre com consciência.

2 –  Pesquise. É fundamental xeretar nos sites e fazer pesquisas sobre os preços dos produtos que você quer comprar. Só assim você vai poder comparar se a Black Friday vai ser o momento ideal para comprar com uma faixa de desconto que faça uma grande diferença no seu bolso!

3 – Fique de olho no preço do frete. Com a profusão das compras online, é preciso calcular o frete da entrega para ver se vale a pena. Às vezes, é melhor retirar o produto numa loja física do que mandar entregar. Faça os cálculos e veja se compensa.

4 – Aproveite os cupons e cashback. Os cupons de desconto são sempre bem-vindos! Algumas lojas também oferecem cashback, que também podem somar ao dinheiro pra você gastar com outro produto que precisa.

5 – Não deixe pra última hora. Decidindo o que precisa comprar, fique atento aos anúncios da loja e ao período dos descontos, porque o produto que você quer pode acabar rapidamente durante a Black Friday.

Vantagens da Black Friday

Veja abaixo três vantagens de comprar na Black Friday usando o e-commerce.

1- Super descontos: Você pode comprar produtos com até 90% de economia.

2 – Antecipar a compra de presentes: Você pode se antecipar e comprar, por exemplo, os presentes de Natal pra você e pra sua família aproveitando estes descontos, sem comprometer seu 13º salário.

3 – Comprar sem sair de casa: Você não precisa enfrentar filas quilométricas para conseguir o que você precisa. Basta ficar de olho nos sites e garantir o produto que precisa.

Black Friday: o que ter cuidado

Brasileiro é criativo e já criou um bordão quando a coisa não é boa: Black Fraude. Quem nunca ouviu, né?

Como toda data que movimenta muito os consumidores, é preciso ficar de olho pra não comprar gato por lebre.

Veja as dicas do Procon para não cair em golpes nesta época de grandes descontos para o consumidor: 

1 – Tenha cuidado com ofertas tentadoras recebidas por SMS ou em redes sociais de lojas que você não conhece;

2 – Verifique a reputação da loja onde pretende comprar e prefira comprar nas lojas conhecidas;

3 – Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser golpes;

4 – Verifique preço, prazo e entrega dos produtos;

5 – Algumas lojas fazem “falsas promoções”, subindo o preço dos produtos e baixando logo em seguida. Guarde os folhetos impressos e faça print das telas das promoções para checar se a oferta está sendo cumprida;

6 – Para saber da segurança da página online, clique no cadeadinho que aparece no canto esquerdo da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://;

7 – Denuncie ao Procon do seu Estado, caso perceba irregularidades em promoções da Black Friday.

Black Friday gera mais de R$ 5 bi

Só para se ter uma ideia, a Black Friday de 2021 rendeu bastante, tendo movimentado no Brasil mais de R$ 5,4 bilhões, de acordo com dados da consultoria Neotrust. Isto tudo levando em consideração apenas o total de compras realizado no segmento de e-commerce.

Em comparação com 2020, o faturamento da Black Friday 2021 cresceu 5,8%. Para este ano de 2022, a projeção é considerada boa. A Copa do Mundo também começa em novembro (a partir do dia 20), o que deve aumentar as vendas de produtos relacionados ao mundial do futebol e estimular que o brasileiro coloque a mão no bolso.

Uma pesquisa da Globo sobre as tendências de consumo da Black Friday 2022 aponta que metade dos consumidores brasileiros pretende fazer compras nesta data.

Ainda conforme a pesquisa, para ao menos 62% dos consumidores entrevistados há esperança de que haja uma melhora no cenário econômico neste segundo semestre, o que vai permitir comprar nesta época.

Bora aproveitar os descontos desta época?